JUSTIFICATIVA:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida / identidade.
É desejável que a escola em suas ações resgate a importância da construção da história da humanidade, , a constituição da sua árvore genealógica - seus antepassados -estimulando sempre a elevação auto-estima da criança.
Sabe-se que a formação da história de vida da criança ,a construção de sua identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, de sua história de vida . assim a mesma se diferencia das demais pessoas e percebe, num primeiro momento, que é um ser diferente dos outros . Nessa perspectiva . justifica-se o desenvolvimento desse projeto .
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Promover os meios /recursos necessários para a criança :
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias;
Desenvolver habilidades sociais;
Identificar fontes históricas sobre sua vida;
Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
Desenvolver á auto-estima;
Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.
DURAÇÃO: um bimestre . Duas vezes por semana no 1º mês.
Uma vezes por semana no 2º mês.
PÚBLICO ALVO: crianças entre 6 anos a 7 anos.
O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:
- Reconheça e identifique-a como sujeito de sua própria história.
-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;
-Reconheça o próprio nome;
-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);
-Adquiram noções de matemática;
-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;
-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;
METODOLOGIA:
• Reflexão e analise sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.
• Observação da diversidade de nomes que existem.
• Investigação de suas origens familiares.
• Realização de trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.
• Leitura do livro Ninguém é igual a ninguém
• Pintura, recortes e colagens.
• Pesquisas e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.
Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;
• Criação de uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos pais.
• Observação de as fotos antigas e atuais da criança. (Montar painel para exposição) com os temas Antes eu era assim, hoje sou assim.
• Confeccionar carteira de identidade para cada aluno;
• Noções de formas geométricas (quadrado), cores e quantidade.
• O corpo Humano (auto reconhecimento);
Recursos :
Vídeos TV
Livros de literatura infantil
AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização do projeto, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas.
Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação:
-Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com colegas e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento do tempo.
Aqui dividiremos com todos, o nosso trabalho desenvolvido na Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, segunda colocada no estado entre as escolas estaduais no IDEB. Resultado do nível de comprometimento e amor pela Educação de todos os envolvidos.
Sejam todos bem vindos a esse cantinho da alfabetização.
Esperamos compartilhar experiências e idéias!
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." Leonardo da Vinci
Quem sou eu
- Professoras Rosi e Wélida
- Somos duas Pedagogas apaixonadas pela alfabetização e comprometidas com a Educação.
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