Sejam todos bem vindos a esse cantinho da alfabetização.

Esperamos compartilhar experiências e idéias!

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." Leonardo da Vinci

Quem sou eu

Minha foto
Somos duas Pedagogas apaixonadas pela alfabetização e comprometidas com a Educação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto Identidade

JUSTIFICATIVA:


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:



As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida / identidade.

É desejável que a escola em suas ações resgate a importância da construção da história da humanidade, , a constituição da sua árvore genealógica - seus antepassados -estimulando sempre a elevação auto-estima da criança.

Sabe-se que a formação da história de vida da criança ,a construção de sua identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, de sua história de vida . assim a mesma se diferencia das demais pessoas e percebe, num primeiro momento, que é um ser diferente dos outros . Nessa perspectiva . justifica-se o desenvolvimento desse projeto .



OBJETIVO ESPECÍFICOS

Promover os meios /recursos necessários para a criança :

 Conhecer a história de seu nome e seu significado;

 Compreender a história de seus colegas a partir de sua;

 Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias;

 Desenvolver habilidades sociais;

 Identificar fontes históricas sobre sua vida;

 Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;

 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;

 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;

 Desenvolver á auto-estima;

 Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

 Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;

 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.





OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.

DURAÇÃO: um bimestre . Duas vezes por semana no 1º mês.

Uma vezes por semana no 2º mês.



PÚBLICO ALVO: crianças entre 6 anos a 7 anos.



O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:



- Reconheça e identifique-a como sujeito de sua própria história.

-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;



-Reconheça o próprio nome;



-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);



-Adquiram noções de matemática;



-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;



-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;



METODOLOGIA:

• Reflexão e analise sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.

• Observação da diversidade de nomes que existem.

• Investigação de suas origens familiares.

• Realização de trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.

• Leitura do livro Ninguém é igual a ninguém

• Pintura, recortes e colagens.

• Pesquisas e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.

Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;

• Criação de uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos pais.

• Observação de as fotos antigas e atuais da criança. (Montar painel para exposição) com os temas Antes eu era assim, hoje sou assim.

• Confeccionar carteira de identidade para cada aluno;

• Noções de formas geométricas (quadrado), cores e quantidade.

• O corpo Humano (auto reconhecimento);



Recursos :

Vídeos TV

Livros de literatura infantil





AVALIAÇÃO:



O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização do projeto, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas.

Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação:

-Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com colegas e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário