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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto cidadania e valores

PROJETO : CIDADANIA E VALORES


Tema: Como a escola pode resgatar valores

Duração: 3º bimestre

Questão geradora:

Quais os nossos valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula, em casa, na comunidade?



JUSTIFICATIVA

A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no Estatuto da criança e do adolescente.

A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.

A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.

Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças, colheremos delas amanhã.



OBJETIVOS

Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

• Colaboração – "Quer uma mãozinha"?

• Convivência _ "Com licença?"

• Atenção _ "Falou comigo?"

• Honestidade _"Não fui eu."

• Respeito _ "E eu com isso?"

• Nutrição _ "Verdura? Não!"

• Responsabilidade _ "Deixa que eu faço!"

• Generosidade _ "É meu, não empresto!"



• Integrar a cidadania com as atividades de sala e assuntos abordados;

• Ajudar os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para fazer a diferença;

• Promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e da melhora da auto-estima dos nossos alunos (o que eu sei pode ser muito bom e pode ajudar alguém);

• Enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola).

• Auxiliar os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.







CONTEÚDOS CONCEITUAIS

• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

• Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

• Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.

• Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

• Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.







CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.



CONTEÚDOS ATITUDINAIS

• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.

• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.

• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família quanto com os amigos.



MATEMÁTICA

• Idéia de quantidade

• Classificação

• Noção de número

• Situações-problemas envolvendo o tema

• Estatísticas (resultados da pesquisa)



PORTUGUÊS



• Conversas sobre o tema.

• Relato de experiências vividas.

• Pesquisas.

• Leitura e produção de textos

• Elaboração de textos espontâneos.



ARTES



• Dobraduras

• Desenhos, pinturas

• Confecção de cartazes.

• Recorte e colagem.

• Músicas.

• Painéis



EDUCAÇÃO FÍSICA



• Jogos de cooperação

• Brincadeiras infantis





CIÊNCIAS



• Alimentação

• Pesquisas.

• Vídeos instrutivos.

• Registros.





HISTÓRIA E GEOGRAFIA



• Construção de regras.

• Deveres e direitos do aluno

• Regionalismos e diferenças culturais.

• Grupo de amigos, família e comunidade.




CULMINÂNCIA



Ao final do bimestre faremos uma exposição com fotos das atividades realizadas.

Faremos uma confraternização com gincanas com a participação de todos os alunos as fases envolvidas.



AVALIAÇÃO



Processual, visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.

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