Sejam todos bem vindos a esse cantinho da alfabetização.

Esperamos compartilhar experiências e idéias!

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." Leonardo da Vinci

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Somos duas Pedagogas apaixonadas pela alfabetização e comprometidas com a Educação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Momento da leitura

Trabalhando com alfabeto móvel

Projeto Identidade

JUSTIFICATIVA:


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:



As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida / identidade.

É desejável que a escola em suas ações resgate a importância da construção da história da humanidade, , a constituição da sua árvore genealógica - seus antepassados -estimulando sempre a elevação auto-estima da criança.

Sabe-se que a formação da história de vida da criança ,a construção de sua identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, de sua história de vida . assim a mesma se diferencia das demais pessoas e percebe, num primeiro momento, que é um ser diferente dos outros . Nessa perspectiva . justifica-se o desenvolvimento desse projeto .



OBJETIVO ESPECÍFICOS

Promover os meios /recursos necessários para a criança :

 Conhecer a história de seu nome e seu significado;

 Compreender a história de seus colegas a partir de sua;

 Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias;

 Desenvolver habilidades sociais;

 Identificar fontes históricas sobre sua vida;

 Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;

 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;

 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;

 Desenvolver á auto-estima;

 Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

 Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;

 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.





OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.

DURAÇÃO: um bimestre . Duas vezes por semana no 1º mês.

Uma vezes por semana no 2º mês.



PÚBLICO ALVO: crianças entre 6 anos a 7 anos.



O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:



- Reconheça e identifique-a como sujeito de sua própria história.

-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;



-Reconheça o próprio nome;



-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);



-Adquiram noções de matemática;



-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;



-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;



METODOLOGIA:

• Reflexão e analise sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.

• Observação da diversidade de nomes que existem.

• Investigação de suas origens familiares.

• Realização de trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.

• Leitura do livro Ninguém é igual a ninguém

• Pintura, recortes e colagens.

• Pesquisas e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.

Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;

• Criação de uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos pais.

• Observação de as fotos antigas e atuais da criança. (Montar painel para exposição) com os temas Antes eu era assim, hoje sou assim.

• Confeccionar carteira de identidade para cada aluno;

• Noções de formas geométricas (quadrado), cores e quantidade.

• O corpo Humano (auto reconhecimento);



Recursos :

Vídeos TV

Livros de literatura infantil





AVALIAÇÃO:



O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização do projeto, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas.

Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação:

-Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com colegas e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento do tempo.

Projeto cidadania e valores

PROJETO : CIDADANIA E VALORES


Tema: Como a escola pode resgatar valores

Duração: 3º bimestre

Questão geradora:

Quais os nossos valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula, em casa, na comunidade?



JUSTIFICATIVA

A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no Estatuto da criança e do adolescente.

A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.

A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.

Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças, colheremos delas amanhã.



OBJETIVOS

Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

• Colaboração – "Quer uma mãozinha"?

• Convivência _ "Com licença?"

• Atenção _ "Falou comigo?"

• Honestidade _"Não fui eu."

• Respeito _ "E eu com isso?"

• Nutrição _ "Verdura? Não!"

• Responsabilidade _ "Deixa que eu faço!"

• Generosidade _ "É meu, não empresto!"



• Integrar a cidadania com as atividades de sala e assuntos abordados;

• Ajudar os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para fazer a diferença;

• Promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e da melhora da auto-estima dos nossos alunos (o que eu sei pode ser muito bom e pode ajudar alguém);

• Enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola).

• Auxiliar os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.







CONTEÚDOS CONCEITUAIS

• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

• Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

• Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.

• Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

• Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.







CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.



CONTEÚDOS ATITUDINAIS

• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.

• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.

• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família quanto com os amigos.



MATEMÁTICA

• Idéia de quantidade

• Classificação

• Noção de número

• Situações-problemas envolvendo o tema

• Estatísticas (resultados da pesquisa)



PORTUGUÊS



• Conversas sobre o tema.

• Relato de experiências vividas.

• Pesquisas.

• Leitura e produção de textos

• Elaboração de textos espontâneos.



ARTES



• Dobraduras

• Desenhos, pinturas

• Confecção de cartazes.

• Recorte e colagem.

• Músicas.

• Painéis



EDUCAÇÃO FÍSICA



• Jogos de cooperação

• Brincadeiras infantis





CIÊNCIAS



• Alimentação

• Pesquisas.

• Vídeos instrutivos.

• Registros.





HISTÓRIA E GEOGRAFIA



• Construção de regras.

• Deveres e direitos do aluno

• Regionalismos e diferenças culturais.

• Grupo de amigos, família e comunidade.




CULMINÂNCIA



Ao final do bimestre faremos uma exposição com fotos das atividades realizadas.

Faremos uma confraternização com gincanas com a participação de todos os alunos as fases envolvidas.



AVALIAÇÃO



Processual, visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.

Planejamento

JUSTIFICATIVA



No mundo letrado em que vivemos o domínio da leitura e da escrita se tornaram instrumentos de trabalho imprescindíveis na vida das pessoas. Portanto, os processos de alfabetização e letramento devem ser levados muito a sério pela escola.

Hoje, entendemos que a mera decodificação e codificação não são suficientes, mas sim o desenvolvimento da compreensão, interpretação e reflexão a respeito dos textos, portanto, o uso de textos com significado, para os alunos é importante desde os anos iniciais, no processo de alfabetização.

O incentivo a produção de textos de usos sociais faz com que o aluno perceba a sua utilidade no dia-a-dia, e que pode ajudar as crianças se interessarem e desenvolver o prazer em escrever textos com sentido.

Portanto, a alfabetização é um momento que pode transformar a vida de uma pessoa quando é realizada de forma responsável e competente.


 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

 
O ensino é desenvolvido, principalmente por meio do uso de pequenos textos como: parlendas, cantigas de ninar ou textos de datas comemorativas, escritos em cartazes e também em folhas fotocopiadas para cada aluno. Num primeiro momento a professora lê e os alunos acompanham. Quando é uma cantiga os alunos cantam, depois fazem reconhecimento das letras, palavras e resolvem atividades relacionadas. Quando são outros textos, após a leitura a professora faz a contextualização, conta uma história e depois propõe atividades relacionadas, sempre chamando a atenção dos alunos para o alfabeto nas quatro formas: maiúscula, minúscula, bastão e cursiva, exposto em cartaz na sala de aula.

Outro recurso usado é o próprio nome dos alunos, quando são propostas atividades de reconhecimento e escrita dos nomes dos alunos da sala. A partir das sílabas dos nomes os alunos são incentivados a formar novas palavras. Essa atividade é usada também para o estudo do número de letras e sílabas das palavras.

A partir dos textos são ensinados: parágrafos, pontuação, uso da letra maiúscula, acentuação, bem como outras regras. As famílias silábicas são colocadas em cartaz e sempre lembradas na formação das palavras para pequenas produções de textos pelos alunos.

A leitura de histórias infantis é um recurso muito usado na sala de aula, tanto realizada em voz alta pela professora, como pelos alunos. Quando estes ainda não são alfabetizados, levam os livros para alguém ler em casa e depois contam a história para os colegas.


 
OBJETIVO GERAL

Proporcionar o desenvolvimento, considerando os conhecimentos e valores culturais que as crianças já possuem e, progressivamente, garantindo a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, responsabilidade, contribuindo, portanto para formação da cidadania.


 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Resgatar os conhecimentos dos alunos sobre os primeiros números naturais, visando a ampliá-los ou, se necessário, construí-los.

Resolver problemas que envolvem idéias de juntar e acrescentar, na adição, subtração e multiplicação.

Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e imagens.

Comunicar quantidades utilizando: oralidade, desenho, notação numérica.

Identificar unidades de tempo(dia, semana, mês e ano).

Criar situações que favoreçam o cálculo mental.

Perceber diferenças em relação à forma dos objetivos.

Identificar círculo, figuras retangulares(entre elas, as quadradas) e figuras triangulares, retangulares.

Ler , escrever, comparar e ordenar os números entre 10 e 40.

Resolver adições, subtrações e multiplicações, apresentadas em situações – problemas.

Resgatar o conhecimento dos alunos sobre medidas de tempo -dia, semana, mês e ano- construindo nas experiências do cotidiano.

Reconhecer as moedas de real. De acordo com o valor de cada uma.

Reconhecer a altura e largura.

Conhecer algumas diferenças entre animais silvestres e animais domésticos.

Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de comunicação e motivá-los para o trabalho.

Conhecer e compreender características do gênero do poema.

Compreender que palavras podem ter a mesma quantidade de sílabas, mas não a mesma quantidade de letras, e vice-versa.

Conhecer o alfabeto.

Ouvir com atenção o professor contar uma história.

Compor e recompor palavras a partir da troca de letras.

Reconhecer unidades fonológicas (começo e final de palavras e rima)

Reconhecer a variação lingüística e respeitar os diversos falares regionais e sociais.

Produzir uma história utilizando apenas desenhos.

Conhecer e compreender características diversificadas de leitura.


Língua Portuguesa

Habilidades conteúdos Metodologia Avaliação

-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto;

-Identificar seu nome em uma relação dada;

-Identificar no alfabeto, as letra de seu nome;

Representar, com desenhos , personagens e temas de uma narrativa através da audição de história;

-Ler em voz alta palavras conhecidas;

-Estabelecer, no interior de um texto, relação entre o fato e a vida real;

-Acompanhar a leitura de parlendas e músicas infantis apontando as palavras lidas;

- Identificar características dos personagens;

Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;

Atribuir título ao texto ou história;

-Ler pequenos textos de forma independente;

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras anotações;

Discriminação visual e auditiva ( semelhança e diferenças, percepção de figura-fundo, constância de percepção, orientação espacial dos símbolos gráficos).

Leitura oral com fins específicos de textos e palavras já conhecidas;

- Leitura de textos com linguagem verbal e não verbal;

- Projeto Identidade;

- Projeto Cidadania e valores;

- Projeto reciclagem.
-Localização no texto de palavras conhecidas;

-Leitura espontâneas de rótulos e embalagens, de produtos variados, descobrindo suas funções;

- Identificação dos diversos tipos de textos durante a leitura pelo professor: histórias, anúncios, poesias etc;

-Canto e entonação de canções;

-Declamação de poesias, parlendas de textos de brincadeiras infantis; avaliação deve ser continua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem, a fortalecer a auto-estima das crianças.

Dessa forma a avaliação será feito por meio de observações significativas e registro constante, das experiências vividas e compartilhadas nas interações lúdicas e sociais das crianças.

Para tanto faremos essas observações e anotações no caderno de campo diariamente, onde registraremos livremente os acontecimentos novos, as conquistas, as mudanças de determinadas crianças, além de anotar algumas interpretações sobre suas próprias atitudes e sentimentos.



Pratica da escrita

- Distinguir escrita de desenhos;

-Escrever nomes de desenhos e pequenas frases com palavras trabalhadas;

Reconhecer e escrever o próprio nome e dos colegas;,

Perceber que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaços em brancos;



Classificar nomes de pessoas ou objetos, com base na letra inicial;

-Escrever listas temáticas;

- Escrever palavras a partir de uma letra ou sílaba dada;

- Completar história atribuindo-lhes um título;

-Escrever bilhetes simples;

-Completar palavras em cruzadinha, com apoio de imagens e letra inicial;

-Ordenar frases dadas considerando a temporalidade;

-Apresentação e escrita das letras do alfabeto de forma contextualizada;

-Elaboração e escrita de frases, desenhos sobre diversos assuntos.

--Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita (bilhetes,recados,listas,anúncios, notícias,cartas, adivinhas acrósticos, etc);

-Participação em jogos de escrita como cruzadinhas, dominós, caça-palavras, músicas, poesias;

Produção oral de textos de que o professor é o escriba;
-Identificação do seu próprio nome dos objetos de uso pessoal;

-Participação em jogos de escrita como: cruzadinhas, dominós caça- palavras e jogos gráficos;

-Uso do alfabeto móvel para a escrita de nomes palavras e frases;

-Atividades com nomes envolvendo pinturas, colagens, recortes, quebra-cabeça, crachás, caixinha surpresa, letra inicial, letra final, quantidade de letras, nomes que começam com a mesma letra, leitura de lista de nomes, bingo de nomes, acróstico etc;



Linguagem oral -Comunicar-se por meio de desenhos;

Escutar atentamente as leituras feitas pelo professor;

-Representar a fala de personagens de histórias infantis e outras;

- Brincar com à música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

-Representar personagens de história ouvida;

-Ler história representadas por desenhos;

-Comentar histórias lidas e ouvidas;

Cooperar com idéias nos trabalhos em grupos e coletivos;


Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferenciais e sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações - de interação;

-Dramatização e acontecimentos construindo a identidade dos personagens nos diversos contextos;

-Uso da expressão oral e gestual na leitura de textos diversificados como; poema, contos, fábulas etc;

-Narração, reprodução e criação de histórias (com ou sem livro, individual ou coletivamente);

-Emissão ,de opiniões e conceitos oralizados às questões levantadas no grupo;

-Participação em conversas na rodinha ou nas brincadeira de faz de conta;

- Leitura e apresentação oral da história;

-Troca de idéias com os colegas sobre os textos ouvidos;

-Manuseio de diversos materiais escritos como: gibis, livros, revistas, cartas, bilhetes e tc.;

-Criação de textos e histórias a partir das gravuras;

Produção oral de textos que o professor é o escriba;

-Produção de textos coletivos em situações contextualizadas;

-Participação em atividades de imitação e dramatização;







ARTES



Educação Física



-Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes ;

Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação , a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas;

--Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros;

-Reconhecer e respeitar características físicas e desempenho de si próprio e de outros colegas sem descriminação;

-Criação de desenhos, colagem, pintura, modelagem,recorte, dobradura, composição com sucata, construção e reprodução de figuras;(com técnicas dirigidas pelo professor);

-Danças folclóricas;

-Audição e percepção de sons;

Análise e releitura de obras de artes;

Exploração e manutenção de matérias como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, tintas, água, areia, terra, jornal, papel, caixas massa de modelar;

-Técnicas em mosaico;

- Confecção de cartazes;

- Formas (criar formas, desenhos, painéis, utilizando recursos como: tangram, sólidos geométricos);

• Trabalhos manuais;

• Artes Dramáticas: jogo dramático, expressão corporal e linguagem;

• Ponto / linha e contorno;

• Decomposição de figuras;

• Cores primárias e secundárias (Pinturas e desenhos livres e dirigidos);

- Projeto Identidade;

- Projeto Cidadania e valores;

- Projeto reciclagem.
- Esquema corporal;

Organização espaço-temporal;

Lateralidade;

Equilíbrio;

Jogos cooperativos;

Jogos: respeitos às regras;

- Consciência corporal;

Trabalhar desenhos livres a partir de histórias e filmes lidos, ou contados reproduzidos em imagens e gravuras;

Trabalhar com vidros, caixas, material reciclado como jornais, garrafas pet e etc;

Confeccionar montagem de murais, quebra-cabeças, cartazes de acordo com os projetos desenvolvidos na escola;

Criação de objetos com sucatas e dobraduras;

-Será desenvolvida atividades físicas e recreativas que contemplem a observação espaço formas, ritmos, expressões corporais, regras e normas através de jogos e brincadeiras;

- A avaliação deve ser um processo continuo, em que o professor aproveita todos os momentos possíveis para rever sua programação e acompanhar o aluno em sua aprendizagem, atraes de sua participação ativa, realização de atividades em sala e extra classe, trabalho de pesquisa em grupo e individual.
A avaliação deve ser um processo continuo, em que o professor aproveita todos os momentos possíveis para rever sua programação e acompanhar o aluno em sua aprendizagem, através de sua participação ativa, realização de atividades em sala e extra classe,

Matemática

Números e operações

Espaço e Forma



Grandeza e Medidas
Tratamento de informação Representar, contar, ler e registrar os números até 99;

Registrar quantidades de objetos de uma coleção, utilizando-se de estratégicas próprias;

Reconhecer a mesma quantidade de objetos independente da disposição em que foram agrupados.

Completar uma seqüência numérica;

Ordenar em ordem crescente os números dados;

-Relacionar a dezena a dez unidade;

-Compor e decompor números até 50;

-Reconhecer o sucessor e antecessor de um número dado;

-Resolver situações problemas que envolvam a adição ou a subtração de termos menores que 50;

Construir o significado de número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problemas que envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário;

-Perceber semelhança e diferença entre os objetos no espaço, combinando formas, fazendo relações geométricas, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;

Saber instituir e reconhecer grandezas mensuráveis como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medidas;

- Utilizar informações sobre o tempo e temperatura;

-Organizar informações pessoais como números de: telefone, data de nascimento, altura,peso, número do calçado ou roupa que usa, placa de carros;

-Relacionar uma semana a 7 dias e um mês a 30 dias;

Resolver situações -problemas que envolva as quatros operações até 50;



- Ler horas em diversos tipos de relógios;

Nomear os meses do ano;

Reconhecer formas arredondadas em objetos da natureza ou de convívio da criança;

-Localizar objeto ou pessoa ( acima de, embaixo de, no meio de, ao lado de, à frente de, atrás de, uma referencia dada);

-Reconhecer a distancia de objetos, ( , ou perto de, uma referência);

-Noções de números (leitura interpretação e escrita numérica);

-Utilização de diferentes tipos de registros;

-Estratégia pessoal na resolução de problema;

-Comparação de grandezas mensuráveis: tempo, comprimento, massa, capacidade largura;

Formas geométricas na natureza e nos objetos produzidos pelo homem;

Localização e organização de espaço;

-Significado das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);

Análise interpretação e formulação de situações- problemas para compreensão dessa operação;

Utilização de diferentes tipos de registro a partir de contagens;

Quantificação ( contagem, agrupamento);

=Noções de antecessor e sucessor, frente/atrás, esquerdo/direito, em cima / em baixo,dentro/ fora;

-Segmento de reta , tabelas e gráficos;

-Sistema monetário;

Noções de espaços e tempo: calendário, lateralidade, limites, localização e posição;

-Datas festivas (aniversários dos alunos e outras datas);

- Projeto Identidade;

- Projeto Cidadania e valores;

- Projeto reciclagem.

-Leitura e escrita dos numerais através de atividades copiadas na lousa, cartazes e outros;

-Exploração e uso de materiais como: tampinha, canudinhos, grãos, lacres, caixinhas,lápis, e outros para trabalhar. Utilização de jogos matemáticos, (dominó da cores, tangran, material dourado, bingos e outros). Pesquisa das diferentes situações em que se usam os números, observando como se organizam e para que servem. Avaliação



A avaliação deve ser continua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem, a fortalecer a auto-estima das crianças.

Dessa forma a avaliação será feito por meio de observações significativas e registro constante, das experiências vividas e compartilhadas nas interações lúdicas e sociais das crianças.

Para tanto faremos essas observações e anotações no caderno de campo diariamente, onde registraremos livremente os acontecimentos novos, as conquistas, as mudanças de determinadas crianças, além de anotar algumas interpretações sobre suas próprias atitudes e sentimentos.
CIÊNCIAS NATURAIS

Tema



Habilidades

Conteúdos



Metodologia

Avaliação
-Reconhecer /identificar a si próprio e os componentes da família;

Conhecer o próprio nome e o das pessoas como as quais convivem, identificando também suas características e diferenças;

-Conhecer o próprio corpo e as emoções expressas por ele;

-Perceber a existência de diferentes modelos, valores e costumes familiares, valorizando suas historias de vida;

_Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

-Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitude de ajuda e colaboração;

-Conhecer o local, tipo de moradia (endereço, rua, numero, bairro) e espaços que a criança ocupa na sua vida cotidiana;

-Identificar e valorizar os diferentes modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais, do presente, do passado e sua importância para a sociedade.

-Identidade: (nome, sobrenome, origem do nome, data de aniversário, registro de nascimento e carteira de vacinação).

-Características físicas e comportamentais, fases da vida.

-Estrutura familiar (diferentes modelos de família).

-Usos, costumes e festividades.

-História e vida.

-Direitos e deveres dos membros da família.

-Segurança.

-Comunicação ( diálogo, meio de comunicação ).

-Violência doméstica.

-Moradia ( tipos/higiene ).

-Valores ( ética, cooperação, solidariedade,respeito,companheirismo, amizade, liberdade,igualdade).

. - Projeto Identidade;

- Projeto Cidadania e valores;

- Projeto reciclagem.

-Participação em atividades lúdicas que garantam a ampliação do conhecimento.

- Expressão por meio do desenho, de forma livre e espontânea;

-Organizações de exposições de trabalhos individuais e coletivos, propiciando a leitura dos objetos produzidos e a valorização de suas obras;

-Participação em atividades utilizando filmes, histórias, revistas e fotos, propiciando reconhecimentos de imagens e personagens;

-Discutir a importância da integração entre os moradores de um bairro para identificar e reivindicar melhorias relacionadas aos problemas sociais de onde vivem;

-A Avaliação se processa de forma contínua, dinâmica e progressiva. A todo momento, o professor busca identificar os avanços e a dificuldade dos alunos, reflete sobre a metodologia utilizada e replaneja o trabalho, dando continuidade aos estudos ou refazendo algum momento da construção individual ou de grupos de alunos.Nesse processo , o erro é considerado transitório e significativo como indicador entre o que já se aprendeu e o que ainda se tem a aprender;



Ciências sociais



-Conhecer e identificar as características (físicas e sociais da escola); sua historia, localização, espaços físicos, regras de organização, pessoas que trabalham e suas funções, direitos, deveres, etc.

-Valorizar e participar de atividades lúdicas que envolvam as expressões culturais de sua comunidade;

-Valorizar e conhecer o patrimônio cultural do seu grupo social, através de investigação, manifestando opiniões e confrontando idéias;

_Conhecer, valorizar e respeitar as regras do transito;

-Identificar o trabalho manual e intelectual da vida rural e urbana e dos diferentes produtos provindos dessas atividades e a inter-relação entre ambas;

-Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

-Espaço físico da escola;

-Profissionais da escola e suas funções;

-Trajeto casa/ escola (meios de transporte, companhia, pontos de referencia, localização).

-Organização e funcionamento da escola (regras relativas ao trabalho coletivo, direitos e deveres, cuidados com os matérias e o ambiente, rotinas básicas, preservação do patrimônio público);

-Merenda escolar;

-Valores sociais e morais;

-Inclusão;

-Profissão (tipos, instrumentos de trabalho);

-História de seu município (bairro e rua);

-Meios de transportes;

-Educação (tributária, trânsito, esportiva, cultural);

-Direitos e deveres.

- Projeto Identidade;

- Projeto Cidadania e valores;

- Projeto reciclagem.

-Participação em atividades lúdicas que garantam a ampliação do conhecimento.

- Expressão por meio do desenho, de forma livre e espontânea;

-Organizações de exposições de trabalhos individuais e coletivos, propiciando a leitura dos objetos produzidos e a valorização de suas obras;

-Participação em atividades utilizando filmes, histórias, revistas e fotos, propiciando reconhecimentos de imagens e personagens;

-Discutir a importância da integração entre os moradores de um bairro para identificar e reivindicar melhorias relacionadas aos problemas sociais de onde vivem;

-A avaliação se processa de forma contínua, dinâmica e progressiva. A todo momento, o professor busca identificar os avanços e a dificuldade dos alunos, reflete sobre a metodologia utilizada e replaneja o trabalho, dando continuidade aos estudos ou refazendo algum momento da construção individual ou de grupos de alunos.Nesse processo , o erro é considerado transitório e significativo como indicador entre o que já se aprendeu e o que ainda se tem a aprender;


 

Ensino Religioso

-Perceber a existência de diferentes modelos de valores e costumes familiares.

-Reconhecer e respeitar todas as religiões;

-Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;

-Relatar costumes e comportamentos da comunidade em que vive;

-Interagir em atividades através de leitura de livros bíblicos pela professora;

-Estrutura familiar(diferentes modelos de famílias);

-Construindo cidadania;

Valores;

Religiosidade;

Ritos, crenças e mitos religiosos;

-Convivência com o outro(amizade, cooperação, respeito partilha, atitude);

-Festas religiosas;

Respeito a diversidade;

-Participar em momentos de reflexão sobre a diversidade de hábitos, modos de vida e costumes de diferentes épocas, lugares e povos;

Roda de conversas: discussões sobre o tema para incentivar a participação de todos;

Palestra referente ao tema estudado;

-Leitura de histórias bíblicas, músicas e mensagens;



-A Avaliação se processa de forma contínua, dinâmica e progressiva. A todo momento, o professor busca identificar os avanços e a dificuldade dos alunos, reflete sobre a metodologia utilizada e replaneja o trabalho, dando continuidade aos estudos ou refazendo algum momento da construção individual ou de grupos de alunos.Nesse processo , o erro é considerado transitório e significativo como indicador entre o que já se aprendeu e o que ainda se tem a aprender;